

Sobre


Os objetivos de desenvolvimento da ONU que atendemos:



A SOS Trans é uma iniciativa concebida em 2023 por Elaiô Vavío, Joice Gael Mattos e Mel Maciel, que por meio da tecnologia promove segurança, saúde, e acesso à informação para a comunidade trans.
Somos uma startup social que conecta pessoas trans aos recursos certos, de forma rápida, fácil, segura e eficaz.
Nosso aplicativo nasce da urgência em responder às profundas desigualdades, violências e exclusão social enfrentadas pela comunidade trans nas periferias. A ausência de canais confiáveis de informação e acesso a serviços públicos acentua a marginalização da nossa comunidade.
Viemos para preencher essa lacuna, oferecendo uma ferramenta acessível, segura e conectada com redes de apoio, promovendo cuidado, proteção e pertencimento. Nossa plataforma digital fomenta um ecossistema de solidariedade ao centralizar iniciativas que ampliam redes de acolhimento, por meio da articulação entre governo, sociedade civil e setor privado.
Oferecemos acesso a acolhimento psicológico, apoio jurídico, canais de denúncia, além de orientações para retificação civil e transição de gênero. Ampliamos a representatividade no mercado de trabalho ao priorizar uma equipe majoritariamente formada por pessoas trans.
O projeto também permite gerar dados estratégicos que podem orientar políticas públicas mais eficazes. Atualmente, em parceria com a TransDev – que oferece cursos gratuitos de programação para pessoas trans – estamos em fase de captação de recursos e desenvolvimento do nosso protótipo, além atuar na escuta ativa da comunidade e na articulação com redes de apoio locais, profissionais da saúde, defensores de direitos humanos e outras iniciativas da sociedade civil.

Objetivos

Suporte para emergências
-
botão de emergência
-
acolhimento psicológico
-
apoio jurídico
-
grupo de apoio
-
guia de segurança
-
retificação de nome e gênero
-
transição hormonal
-
leis e cidadania
-
locais para acolhimento
Acesso à informação

Qualificação
de dados
-
canais de denúncia
-
monitoramento de parceiros
-
pesquisas
-
teste com pessoas usuárias